Skip to main content
Question

Campos Personalizados - Não Estão sendo preenchidos em lote

• January 29, 2026
  • 7 replies
  • 47 views

Rafael Duarte de Aguiar

Estou com um problema grave onde as informações da minha planilha CSV não estão preenchendo os campos personalizados do ManyChat. Possuo diversos campos personalizados e é fundamental no meu fluxo, porém, na data de 29/01/2026 os contatos sobem, mas o ManyChat só preenche o nome e o Whatsapp ID. Nenhum campo personalizado é preenchido. Alguém já passou por esse problema.

Lembrando que sempre subi planilhas antes dessa data, normalmente, preenchendo meus campos personalizados.

7 replies

Fabio Gaulke
Forum|alt.badge.img+3
  • Manychat Community Moderator
  • January 30, 2026

Opa, ​@Rafael Duarte de Aguiar!

Que tipo de informação seria armazenado nesses campos personalizados?

Pode ser que haja algo corrompido no seu CSV (é bem raro, mas já me ocorreu).

Um teste que eu sugiro é copiar os dados, colar no Google Sheets e baixar como CSV (já tive problemas com CSVs salvos pelo Excel ou outros editores de planilha).

E se nada disso resolver, o caminho que resta é abrir um chamado com o time de suporte da Manychat: Como obter suporte da Manychat – Manychat Ajuda

Eles conseguirão investigar isso mais profundamente.

Espero que ajude!

Obs: avise se der certo, pode ajudar mais gente por aqui com o mesmo problema. 😉

Rafael Duarte de Aguiar

Fala, ​@Fabio Gaulke ! Tudo bem?

Estamos enfrentando um problema sério no ManyChat (WhatsApp): ao importar contatos via planilha CSV, os dados não estão sendo gravados nos campos personalizados (User Fields). Durante a importação, o ManyChat reconhece as colunas da planilha, porém não habilita o mapeamento (seta azul) para os campos personalizados — apenas os campos padrão (nome e WhatsApp) são importados.

Já validamos:

• Campos recriados como User Field

• Tipo de dado compatível (texto)

• CSV em UTF-8

• Consentimento aceito

• Teste com campos totalmente novos

Mesmo assim, o erro persiste. Antes esse processo funcionava normalmente e agora parou, o que está impactando diretamente nossa operação, pois dependemos dessa importação para automações e fluxos.

Infelizmente o problema não está relacionado ao arquivo CSV. Já fiz testes com outros arquivos e o erro permanece. O ManyChat lê corretamente as colunas e os dados da planilha, faço o mapeamento correto para os campos personalizados (User Fields), porém, no momento da importação, os dados não são gravados.

Esse comportamento começou recentemente (ontem), pois até então sempre consegui realizar a importação normalmente, sem qualquer problema. Inclusive, testei a sugestão do Google Sheets, mas também não obtive sucesso.

Um ponto importante que observei: a seta de mapeamento não fica azul para os campos personalizados, apenas para os campos padrão (como nome e WhatsApp), que são importados corretamente. Já tentei inclusive criar novos campos personalizados para teste, porém o problema persiste.

Abri um ticket faz 24 horas e ainda não obtive retorno do suporte do @manychat

Alguém já passou por algo parecido ou sabe se houve alguma mudança recente, limitação ou instabilidade na importação de campos personalizados via CSV no ManyChat?

Agradeço desde já qualquer ajuda ou direcionamento 🙏

guilhermenasco

Estou com o mesmo problema, mesmo utilizando automações dentro do ManyChat para preencher os campos, hora ele preenche, hora não, está realmente com algum bug.

guilhermenasco

Opa, ​@Rafael Duarte de Aguiar!

Que tipo de informação seria armazenado nesses campos personalizados?

Pode ser que haja algo corrompido no seu CSV (é bem raro, mas já me ocorreu).

Um teste que eu sugiro é copiar os dados, colar no Google Sheets e baixar como CSV (já tive problemas com CSVs salvos pelo Excel ou outros editores de planilha).

E se nada disso resolver, o caminho que resta é abrir um chamado com o time de suporte da Manychat: Como obter suporte da Manychat – Manychat Ajuda

Eles conseguirão investigar isso mais profundamente.

Espero que ajude!

Obs: avise se der certo, pode ajudar mais gente por aqui com o mesmo problema. 😉

Eu fiz como mencionou e também não funcionou, além disso testei automações dentro do manychat para buscar os dados no sheets e preencher, e também não funcionou.​​​​

Fabio Gaulke
Forum|alt.badge.img+3
  • Manychat Community Moderator
  • February 2, 2026

@Rafael Duarte de Aguiar / ​@guilhermenasco 

Testei por aqui também e tive o mesmo problema. Consegui verificar com o suporte e é um bug que identificaram… é para ser corrigido essa semana. 🙌

DaviDS
  • Up-and-Comer
  • February 2, 2026

Também tenho múltiplos problemas com falta de preenchimento de campos personalizados pela Mancyhat. Simplesmente os campos não são preenchidos e não há nenhuma razão para isso!

Rafael Duarte de Aguiar

@Fabio Gaulke 

Hoje pela manhã fiz um teste para seguir meus trabalhos e ainda bem que voltou a funcionar🙏🏻. Tive um retorno na Sexta (30/01) do suporte no qual eles tinham identificado o erro e hoje eles me enviaram outro e-mail informando a correção.