Skip to main content
Solved

Instagram: todas as DMs recebidas resultam na criação de um contato?

  • 20 March 2024
  • 5 replies
  • 153 views

Boa noite, Manychaters! Tudo bem com vocês?

Aí vai uma apresentação rápida: meu nome é Gustavo Reis, e eu lidero uma comunidade de entusiastas chamada Estude Matemática. Atualmente, as quatro propriedades digitais da comunidade reúnem cerca de 1,9 milhão de pessoas (aí vai o link do YouTube para quem tiver curiosidade: https://youtube.com/@estudematematica).

Estou começando a me aventurar no Manychat. Usei a conta Free por cerca de um mês e ativei hoje a conta Pro. Portanto, peço desculpas antecipadamente se minhas primeiras dúvidas forem básicas demais!

Até agora, meus principais questionamentos têm relação com o conceito de "contato".

Por exemplo, eu havia imaginado anteriormente que um contato só passaria a ser contabilizado pelo Manychat a partir de uma interação direta realizada a partir da plataforma. Em outras palavras, se eu recebesse mensagem direta, mas respondesse usando o Meta Business Suite ou o próprio aplicativo do Instagram, esse contato não seria contabilizado.

Porém, agora há pouco, fiz um teste enviando uma DM a partir de uma conta secundária minha, e o contato foi criado imediatamente, mesmo eu tendo configurado o Manychat na seção "comportamento de bate-papo ao vivo" como "a conversa deve ser aberta publicamente".

A partir daí, seguem as dúvidas:

  1. Criar um contato a cada DM recebida é mesmo o comportamento esperado do sistema, ou existe alguma configuração adicional a ser feita para evitar essas ações?
     
  2. Na hipótese de acontecer mesmo essa criação automática, haveria a possibilidade de criar um fluxo que identificasse conversas que não têm relação com ações de marketing e deletasse os contatos correspondentes automaticamente?

Esclarecer essas dúvidas é importante porque o perfil do Estude Matemática no Instagram (https://instagram.com/estudematematica) tem um bom engajamento, e eu recebo regularmente entre 50 e 100 mensagens diretas por dia. Logo, ter que ficar monitorando os contatos para evitar surpresas relacionadas aos níveis de cobrança não seria o ideal.

Agradeço desde já e espero ter a chance de contribuir positivamente com as conversas de que eu venha a participar por aqui!

Abraços,

Gustavo

5 replies

Update: encontrei esse post que parece esclarecer a primeira das minhas dúvidas.

A segunda dúvida segue valendo! 😂

Abraços,

Gustavo

Userlevel 4
Badge

sim, cada mensagem recebida passa a ser um contato, como você já identificou, mesmo respondendo por outro lado.. 

 

a outra questão é que sim, você pode identificar palavras chaves nas mensagens e eliminar esse contato de forma automática.. pode criar automações para ‘quando o comentário tiver uma palavra X’.. 

 

pode criar um fluxo para manter engajados os contatos que demonstram interesse no seu assunto, com perguntas, botões, quick replies.. e marcá-los com tags (etiquetas) para vários propósitos

Oi, @Digitalmateus ! Muito obrigado pela resposta!

 

Nesse meio tempo, eu encontrei esse outro post a respeito do assunto (de cuja conversa você participou, inclusive):

Como minha formação é em Ciência da Computação, lido bem com os fluxos. Ao longo dos últimos anos, adquiri bastante familiaridade com o Mailchimp, cuja funcionalidade de tags parece ser bem semelhante à do Manychat. O que estranhei há pouco foi o fato de que o Manychat não tem uma condição genérica para tags – algo como "is tagged" ou "is not tagged". As condições são sempre vinculadas a tags específicas ("is" ou "isn't"). Porém, nesse mesmo post aí de cima, o @DanielMolet compartilhou uma imagem que me deu uma ideia interessante:

 

 

Ele usa uma tag "keep" para todos os contatos que deseja manter. Caso contrário, deleta o contato 1 dia depois da última interação. Isso me pareceu uma forma inteligente de fazer o que eu estava buscando esclarecer com a minha segunda dúvida, ainda que exija que eu atribua esse tag "keep" em paralelo aos tags que usar para identificar os contatos que chegarem por intermédio de automações. Mas vai dar certo!

Abraço,

Gustavo

Userlevel 4
Badge

perfeito! havendo algo em que possa ajudar, pode chamar

Badge

me ajuda essa condição  o cliente digita valor o robo para, ele não soma o valor do pedido mais o frete  49,99

 

Reply