Question

API Enviar um template de whatsapp após um cadastro em um site

  • 15 February 2024
  • 17 replies
  • 81 views

Tenho alguns problemas relacionadas a api como pegar ID do usuario, puxar dados do telefone, enviar um template apos um envio de um form no site entre outros alguem poderia me dar um norte sobre esse assunto 


17 replies

Userlevel 6
Badge +4

Precisamos ver exatamente que você está tentando fazer e que está acontecendo...

Eu posso te oferecer uma chamada de consultoría se você quiser - o link está na assinatura.

Fico a disposição

 

Aqui eu uso o Make, faço uma request do tipo POST para o manychat, crio o subscriber no manychat antes de tudo.

Apos isso, tenho uma automação no manychat que o gatilho é:

Evento de contato: Novo contato criado
Condição: Se inscreveu através da API

roda o modelo de mensagem.

Quando o user responde, inicia o fluxo.

Se o user nunca conversou com o nenhum bot, não consegue dar o start em nenhum fluxo ?

a ideia é meu erp enviar uma mensagem para clientes, mas nem todos tem o contato do bot.

como faria nesse cenario ?

Consegue sim. 
 

primeiro será necessário criar um modelo de mensagem e ela precisa ser aprovada. 
 

via api você vai criar o contato (ele será criado com uma informação de que ele foi criado pela API).

no manychat você vai criar um fluxo sem gatilho, seguindo as regras que citei na resposta anterior. Na continuidade desse fluxo  vai o modelo de mensagem que criou.

depois crie uma regra, quando o cadastro é criado por api, então ative o fluxo X. 

aqui funciona assim perfeitamente. 

Entendi, muito boa sua ideia, vou implementar.

Amigo ja aproveitando que estamos aqui, tenho outra duvida.

Qualquer bot consegue capturar arquivos, tipo pdf, jpg ?

Exemplo, tenho um bot de cadastro e quero pedir pro lead enviar uma foto do RG, ai quero pegar essa foto e enviar no meu erp via http por api. 

será que consegue fazer isso ?

Enviar arquivos via requisição não testei. Mas eu optaria por enviar o link do arquivo que é armazenado na nuvem do manychat (se for possível capturar esse link via api, acho q não é) e depois baixaria isso pra outro lugar.

 

porem se você está fazendo algo relacionado a validação de documentos, recomendo usar uma ferramenta como zapsign, docusign, isso por conta da LGPD e fidelidade de validação automática de documentos por essas ferramentas. Tem custo mas acho até melhor do que ficar pedindo documento pelo zap. 

Entendi, em questão de documentos concordo.

te agradeço muito pela ajuda.

vou fazer os testes, e qualquer duvida te aviso.

abraços

Userlevel 6
Badge +4

@Anderson Luis de Assis usa um User Input, e configura para tipo de Imagen ou Arquivo.

Guarda a URL num User Field.

Depois disso, recomendo usar Make ou Zapier para mandar para o teu ERP.

No Make, você pode baixar o arquivo da URL (para subir em outro lugar ou no ERP).

E daí manda toda a info pro ERP.

@Anderson Luis de Assis usa um User Input, e configura para tipo de Imagen ou Arquivo.

Guarda a URL num User Field.

Depois disso, recomendo usar Make ou Zapier para mandar para o teu ERP.

No Make, você pode baixar o arquivo da URL (para subir em outro lugar ou no ERP).

E daí manda toda a info pro ERP.

boa, vou fazer esse teste. Se der certo aviso vocês.

muito obrigado pela ajuda

@Anderson Luis de Assis usa um User Input, e configura para tipo de Imagen ou Arquivo.

Guarda a URL num User Field.

Depois disso, recomendo usar Make ou Zapier para mandar para o teu ERP.

No Make, você pode baixar o arquivo da URL (para subir em outro lugar ou no ERP).

E daí manda toda a info pro ERP.

boa, vou fazer esse teste. Se der certo aviso vocês.

muito obrigado pela ajuda

Deu certo, gerou o link gravei em um campo texto, ai via API enviei esse link para meu erp, chegou o link e fiz a conversão para o tipo de arquivo. 

valeu pela ajuda

Consegue sim. 
 

primeiro será necessário criar um modelo de mensagem e ela precisa ser aprovada. 
 

via api você vai criar o contato (ele será criado com uma informação de que ele foi criado pela API).

no manychat você vai criar um fluxo sem gatilho, seguindo as regras que citei na resposta anterior. Na continuidade desse fluxo  vai o modelo de mensagem que criou.

depois crie uma regra, quando o cadastro é criado por api, então ative o fluxo X. 

aqui funciona assim perfeitamente. 

deu certo, agora outra duvida. nos templates no manychat não tem como colocar variáveis ? não achei essa opção, vi que na api da meta quando cria um app existe essa opção de variáveis. 

outra coisa não consegue enviar esses templates via api né ? manychat não suporta ?

Userlevel 6
Badge +4

Pode incluir User Fields.

E pode enviar via API sim mandando o fluxo completo.

Pode incluir User Fields.

E pode enviar via API sim mandando o fluxo completo.

você tem um exemplo json pra me mostrar ?

qual link da api que envia  ?

 

Userlevel 6
Badge +4

Usa o sendFlow para mandar o template.

Usa o sendFlow para mandar o template.

Eu vi essa chamada do sendFlow, mas o json que tenho não achei opção de atribuir o template.

olha o meu exemplo que tenho, se você tiver algum ai por favor me envia pra eu testar.

{

    "subscriber_id":123456,

    "message_tag":"ACCOUNT_UPDATE",

    "data": {

        "version":"v2",

        "content":{

            "type":"whatsapp",

            "messages":[

                {

                    "type":"text",

                    "text":"Teste Agendamento realizado com sucesso"

                }

            ]

        }

    }

}

Userlevel 6
Badge +4

O sendFlow funciona diferente

https://api.manychat.com/swagger#/Sending/28f1abbb07b0d4773b846dbeb3880e3c

O template vai estar dentro do Flow que você criar.

Da uma olhada aí na documentação, se precisar de ajuda podemos fazer uma chamada.

O sendFlow funciona diferente

https://api.manychat.com/swagger#/Sending/28f1abbb07b0d4773b846dbeb3880e3c

O template vai estar dentro do Flow que você criar.

Da uma olhada aí na documentação, se precisar de ajuda podemos fazer uma chamada.

ha, entendi, cria um fluxo com template e chama ele passando usuario.

valeu pela ajuda

Reply