Skip to main content

I am developing an integration between ManyChat and the OpenAI API to create an interactive chat experience, personalizing a virtual assistant based on user inputs. The process involves capturing a description provided by the user, storing it in a Custom User Field (CUF) in ManyChat, and using this variable in an HTTP request to the OpenAI API.

I have encountered difficulties in getting the variable containing the user's description to be recognized and properly processed in the JSON structure of the HTTP request body. The "Send External Request" action is configured with all necessary details, including the OpenAI API URL, POST method, and header (Content-Type: application/json), but the CUF variable does not seem to be transmitted properly.

Furthermore, after several hours of attempting, the functionality sometimes starts working as expected, only to stop working again without any changes on my part. This leads me to question whether there might be a call limit or similar restriction that could be affecting the integration intermittently.

I need guidance on how to ensure the correct insertion of the ManyChat variable into the JSON call for the OpenAI API and to understand if there are call limits or other restrictions that might be causing this intermittent behavior.

I appreciate any insight you can provide on these issues in advance!

Hey @Nilton Rocha 

Why are you creating new Assistants from Manychat?

The way I’ve used this is by creating the Assistant using OpenAI’s interface, then sending messages to it to get it to run.

This would starting from step 2 on this documentation: https://platform.openai.com/docs/assistants/overview

I have this working, DM me if you need help, I can probably guide you (em português também ;))

Fala Gustavo em português é melhor hahah

A razão pela qual estou criando novos assistentes no ManyChat é para automatizar e personalizar interações com usuários em larga escala dentro das plataformas de mensagens em redes sociais. Meu objetivo é aproveitar as capacidades de IA da API da OpenAI para gerar respostas dinamicamente com base nas entradas dos usuários, aprimorando a experiência conversacional.
Seria algo pra prospecção de novos clientes onde eles próprios fariam seus próprios robos e no final agendo uma reunião. entende?

Porém estou enfrentando esse desafio das variáveis. Se quiser testar eu te envio o link

Entendo…

Mas você precisa do Assistants API para isso? A gente tem esse cenário funcionando, só que com um Prompt e a API normal (chat) do GPT 3.5.

Bom, de qualquer jeito, pra resolver o teu problema…

Antes de chamar a API, faz uma ação de 'Set User Field', e configura um campo de texto com o campo completo do prompt. Aí você vai poder concatenar todo o texto.

Vai ficar assim mais ou menos:

"Você é o assistente pessoal do {First Name}. O seu trabalho é ajudar para {resposta_do_usuario}. Etc etc etc"

Aí você usa isso nos instructions.

Outro tip: coloca o campo assim:

Sem os "", e com a opção "Encode to JSON" selecionada.

Vai ter menos problemas assim. ;)

Gustavo,

Quero lhe agradecer imensamente pela orientação precisa que você me deu. Não entendi muito bem “faz uma ação de 'Set User Field” Pesquisei rapidamente mas não encontrei nada relevante, talves fiz e não sei, em fim.  Segui sua recomendação de retirar as aspas e ativar a opção "Encode to JSON" foi a solução perfeita para o desafio técnico que enfrentava. Não apenas apliquei sua sugestão no contexto da API Assistants, mas também a explorei em quase todos os modelos disponíveis na busca de uma solução. Sua ajuda foi instrumental e iluminou o caminho quando eu mais precisava. Além de resolver o problema em mãos, você reforçou o valor inestimável da colaboração e do suporte dentro da nossa comunidade. Estou profundamente grato por sua generosidade ao compartilhar seu conhecimento e pela paciência em orientar-me. Seu apoio não só fez meu projeto avançar, mas também destacou a importância do trabalho em equipe e da persistência. Muito obrigado por fazer a diferença com seu conhecimento e espírito de ajuda.

Com meu mais sincero apreço.

Hi Nilton

I facing the exact same issue. Custom user field not updated  via External HTTP Requests. Error is same:Response is null. 

Can please help me how you resolve it

I have attached some screenshot for your reference 

Gustavo,

Quero lhe agradecer imensamente pela orientação precisa que você me deu. Não entendi muito bem “faz uma ação de 'Set User Field” Pesquisei rapidamente mas não encontrei nada relevante, talves fiz e não sei, em fim.  Segui sua recomendação de retirar as aspas e ativar a opção "Encode to JSON" foi a solução perfeita para o desafio técnico que enfrentava. Não apenas apliquei sua sugestão no contexto da API Assistants, mas também a explorei em quase todos os modelos disponíveis na busca de uma solução. Sua ajuda foi instrumental e iluminou o caminho quando eu mais precisava. Além de resolver o problema em mãos, você reforçou o valor inestimável da colaboração e do suporte dentro da nossa comunidade. Estou profundamente grato por sua generosidade ao compartilhar seu conhecimento e pela paciência em orientar-me. Seu apoio não só fez meu projeto avançar, mas também destacou a importância do trabalho em equipe e da persistência. Muito obrigado por fazer a diferença com seu conhecimento e espírito de ajuda.

Com meu mais sincero apreço.

Hi @Biswaprakash! Were you able to solve the problem?

It's been a while since I asked for help in the community to solve a similar issue, back when it was still version V1 of the OpenAI API. But I'm here to try and help you.

In my case, I managed to resolve the problem with the help of @Gustavo Boregio by simply enabling the 'Encode to JSON' option. You can find this option by clicking on the variable in the request payload. Assuming you've already done this, did you try clearing the old value of the variable before making the next request?

Also, check if the request URL is correct. Sometimes, there are URLs with different rules that might work better for your situation. Make these adjustments, test in the 'Text Request' option, and send the log so we can better understand your situation.