Skip to main content
Solved

Algumas dúvidas sobre o WhatsApp no ManyChat


Boa noite, pessoal!

Criei esse post para resolver umas dúvidas que tenho de uma vez por todas e espero que isso ajude outras pessoas que passarão por aqui.

» Sobre o WhatsApp, afinal, qual a diferença prática se eu usar um número 100% novo para conectar no ManyChat para aquela outra opção de usar um número atual meu?

O ManyChat disponibiliza esses 2 meios, sendo um recomendado fortemente que é ter um número novo, nesse caso compramos um chip, por exemplo, e conectamos aqui. O outro meio é esse de eu poder usar meu número do WhatsApp atual mesmo e continuar normalmente.

Mas, na prática, muda o que? O ManyChat recomenda fortemente eu ter um número virgem, mas o que acontece de diferente se eu escolher usar o meu número atual do WhatsApp? Quais são os riscos? Há desvantagens?

Gostaria de entender isso de uma vez por todas, pois quando vamos atender um cliente que me contratou para meu serviço de automação, por exemplo, ele que tem um número de WhatsApp há mais de 10 anos, ele costuma ter uma objeção de não querer abandonar o número antigo, que seus clientes todos já conhecem, e comprar um novo só para usar o ManyChat.

» Se no Blog Oficial do ManyChat tem uma parte do artigo que fala “O número do WhatsApp que você escolher usar não pode ser conectado a uma conta WhatsApp ou WA Business existente. Usar um novo é altamente recomendado”, então por que o próprio Many nos disponibiliza uma função de usarmos nosso próprio número? Não seria mais fácil tirar essa opção? Pergunta sincera.

» Logo abaixo no artigo também tem uma parte que fala “Para contas existentes do ManyChat, você pode optar por usar seu próprio novo número de telefone ou receber um do ManyChat.” Não é contraditório ao que citei antes?

» Uma última dúvida, é dito que no plano Pro ($15) temos 1.000 conversas gratuitas por mês no WhatsApp. Ou seja, consigo ter 1.000 conversas por mês que são iniciadas pelo usuário no meu WhatsApp. Então, se eu tiver 990 conversas no mês, mesmo apagando os contatos e apagando as conversas, com tudo zerado, eu ainda vou conseguir ter só +10 conversas iniciadas pelo cliente? (Aquelas em que o usuário iniciou a conversa comigo).

Espero que tenha consigo deixar claro minhas dúvidas.
Quem puder ajudar, agradeço!

Abraços!

13 replies

Userlevel 7
Badge +5

Oi @Lucas Zanon 

Vamos lá… Você pode user o número que você quiser, sem restrições, para o WhatsApp.

Porém, o número que você usar somente estará conectado no Manychat, e nenhum outro lugar.

  • Não pode ter esse número num celular com WhatsApp comum ou Business
  • Todos os contatos e conversas que você tem nesse número desaparecem porque a conta actual de WhatsApp (a que está no celular) desaparece.

Por isso é que é recomendável usar um número novo.

 

Sobre os preços:

  • Manychat custa desde USD 15 por mes, de acordo com a quantidade de suscritores que a conta tiver. Se você quiser gastar menos, você pode apagar os contatos. Detalhes aqui: https://manychat.com/pricing
  • Além disso, tem o custo de conversas no WhatsApp. Esse custo é cobrado pela Meta, e tem preços diferentes para conversas iniciadas pelo negocio vs por usuários:
    • Iniciadas por usuários: a Meta te da 1000 conversas iniciadas por usuarios por mes gratis, depois tem que pagar por conversa.
    • Iniciadas pelo negocio: tem custo.

São coisas separadas. Você precisa ver como serão as conversas em cada caso para poder estimar um custo realista de usar a solução.

oi tudo bem, alguem me ajuda por favor meu manychat esta 3 horas sem disparar mensagem como resolvo isso

Olá, tudo bem?
Estou enfrentando um problema com meu FLUXO. 

Estou dando 9 opções para meu cliente selecionar. Se meu cliente escolhe duas o fluxo acontece duas vezes exemplo: 

Ele clicou em Dores em geral e Dores na coluna, os dois áudios vão até aí OK, mas depois ele da a sequência do fluxo 2 vezes. E acaba confundido o cliente tem alguma solução para isso?

Quanto é o valor por conversa do Meta?

Badge

1. *Fluxo e Atribuição de Conversas*:
   - Quando um contato entra em contato pela primeira vez e recebe a tag "já foi atendido" ou "é franqueado", eu não quero que futuras interações reiniciem o fluxo. Em vez disso, quero que a conversa seja atribuída a um atendente. Como posso configurar isso corretamente para evitar que a palavra-chave "comprar" reinicie o fluxo se a tag "já foi atendido" ou "é franqueado" estiver presente?

2. *Somar Valor do Pedido e Frete*:
   - Preciso configurar uma condição para somar o valor de um pedido com um frete fixo de R$49,99 e garantir que o total seja acima de R$151, considerando que o pedido mínimo é de R$101. Como posso usar variáveis personalizadas e condições para calcular e exibir o total correto para o cliente? O valor do pedido deve ser maior que R$101, e o total final (pedido + frete) deve ser maior que R$151.

3. *Apagar Contatos Não Franqueados após um Período*:
   - Gostaria de configurar uma ação para apagar contatos não franqueados após 7 dias de interação no WhatsApp, para evitar acumulação de conversas. Como posso configurar uma automação  tag "franqueado" e apagar o contato após 7 dias, se necessário?, mas o contato podendo iniciar uma conversa nova depois 

 

Olá

Para utilizar o manychat a conta whatsapp busines precisa ser verificada?

Userlevel 7
Badge +5

@Christiane não, não precisa ter uma conta verificada.

Olá! Cadastrei meu numero no manychat e agora nao conseguem enviar mensagem direto para meu número pelo aplicativo whatsapp (mobile, pelo whatsapp web continua funcionando). Claro, entendo que isso ocorre pq eu de fato não estou mais com o número cadastrado no whatsapp, e sim no manychat. Mas isso não é limitante demais, considerando que vendo produtos e meus clientes podem querer repassar meu número para conhecidos que também desejam adquirir meus produtos?

Nesse caso, esses conhecidos não vão conseguir enviar mensagens pra mim apenas digitando meu número no whatsapp.

É isso mesmo, ou existe um jeito de modificar essa situação?

Sabem de alguma outra ferramenta de automatização de fluxos para evitar esse tipo de limitação?

Userlevel 7
Badge +5

@jhazzybit sim, é limitante.

Porém é uma característica de como a Meta funciona, e é assim para todos as apps que se conectam pela API de WhatsApp Business…

É por isso que sempre recomendamos usar um número novo para conectar com Manychat.


E para o caso da janela de 24 horas para responder leads?

No contexto, eu fiquei de dar uma resposta pra uma cliente, e agora, passadas mais de 24horas, que eu gostaria de enviar a informação pra ela, não tem mais como (exceto por mensagens de modelo que dependem de aprovação pela plataforma...)

Se simplesmente usar um bot integrado ao whatsapp, essas limitações persistem, ou dá na mesma? 

 

Userlevel 7
Badge +5

@jhazzybit dá na mesma, só pode com mensagens de modelo.

Boa tarde! Como faço para iniciar uma conversa no WhatsApp?

tentei iniciar porem aparece a seguinte mensagem: A última interação com este usuário foi há mais de 24 horas. Você só pode enviar um Modelo de Mensagem no momento.
 


Tentei corrigir o erro e apareceu essa:

Este contato não está mais disponível para comunicação no canal do WhatsApp.

Alguém pode me ajudar?
Obrigado

Userlevel 3
Badge

Boa tarde! Como faço para iniciar uma conversa no WhatsApp?

tentei iniciar porem aparece a seguinte mensagem: A última interação com este usuário foi há mais de 24 horas. Você só pode enviar um Modelo de Mensagem no momento.
 


Tentei corrigir o erro e apareceu essa:

Este contato não está mais disponível para comunicação no canal do WhatsApp.

Alguém pode me ajudar?
Obrigado



Para iniciar conversas você sempre vai precisar usar um Modelo de Mensagem. E quando o contato responder, se abre uma janela de 24h em que será possível conversar “normalmente” no chat ao vivo.

Reply