Skip to main content

Olá pessoal, espero que estejam todos bem!

Minha dúvida creio que seja muito simples de resolver, mas não encontrei nada que ajudasse...
As vezes acontece do lead digitar a resposta no diret, ao invés de clicar em uma das opções que o Many oferece, fazendo com que a automação pare e tenha que começar ela desde o início..
Como resolvo isso?

@LucianoT para isso existe a resposta padrão:

https://help.manychat.com/hc/pt-br/articles/14281159586588-Resposta-padr%C3%A3o-na-Manychat

Também pode usar palavras chaves:

https://help.manychat.com/hc/pt-br/articles/14281211785884-Como-usar-o-Gatilho-de-palavras-chaves-na-Manychat

E outras opções também… Mas começa com essas 2, depois no momento correto você pode adicionar mais complexidade e funcionalidade. ;)

@LucianoT para isso existe a resposta padrão:

https://help.manychat.com/hc/pt-br/articles/14281159586588-Resposta-padr%C3%A3o-na-Manychat

Também pode usar palavras chaves:

https://help.manychat.com/hc/pt-br/articles/14281211785884-Como-usar-o-Gatilho-de-palavras-chaves-na-Manychat

E outras opções também… Mas começa com essas 2, depois no momento correto você pode adicionar mais complexidade e funcionalidade. ;)

Obrigado pela ajuda, mas talvez eu não tenha sido claro na minha questão..
O lead já está dentro do funil,(respondeu o gatilho nos comentários e foi pro direct), no meio da apresentação o Manychat coloca opções para escolher(pré-programadas por mim), porém o lead digita algo aleatório e o manychat para.
Aí tenho que reiniciar a apresentação…

Gostaria de saber se tem como continuar a apresentação de onde ele parou, ou se tem alguma configuração que mesmo o lead digitando algo aleatório, o manychat ofereça as opções novamente, para não parar...

@LucianoT, tem como fazer isso sim!

Você pode usar a Coleta de Dados para “forçar” o seu contato a escolher uma das opções que você oferecer. Então só precisa adicionar uma condicional depois para seguir o fluxo de acordo com o que o contato selecionou. Funciona desse jeito:

1. Ao invés de incluir uma mensagem com botões ou respostas rápidas, você irá incluir um Coleta de Dados e configurar ela como Múltipla Escolha:
    • Ao selecionar o tipo de Múltipla Escolha, inclua as opções que você deseja nas Respostas Rápidas.
    • NÃO DEIXE selecionada a opção "Também permite entrada de texto de qualquer tipo”, pois é justamente isso que queremos evitar.
    • Escolha ou crie um campo de usuário para salvar o item que o contato selecionará (essencial para dar sequência ao fluxo). No meu exemplo, selecionei um chamado TEXT_FIELD.
    • Você ainda pode definir um tempo de espera para mandar uma mensagem de follow up ou atribuir alguma tag ao contato caso ele não selecione nada nesse período.
    •  

• Mais abaixo, deixe uma mensagem que será exibida caso o contato envie algum texto livre. Isso será exibido caso ele tente mandar qualquer coisa e não tenha tocado em uma das opções que você definiu.
    • Apague o texto no botão Pular. Caso contrário aparecerá essa opção para escolher.
    • Defina a quantidade de vezes que a Coleta de Dados tentará repetir caso o contato mande outra coisa.
  2. Caso você queira algum follow up com algo para incentivar o contato a responder, conecte o no nó vermelho da coleta de dados.
    • Você pode, inclusive, colocar algum botão ali com opções de entrar em contato com dúvidas ou tentar novamente e reconectar esse botão ao passo anterior, que é a Coleta de Dados.
  3. Aqui é o pulo do gato para fazer isso funcionar… Para que o fluxo siga de acordo com a opção que o contato selecionar, precisamos definir o caminho de acordo com o texto das opções que você definiu. Você vai precisar adicionar um bloco de condição e...
    • Nele você irá adicionar uma condição para cada item que você criou na Coleta de Dados.
    • Para cada condição você irá selecionar o campo personalizado de texto que você definiu na Coleta de Dados.

• E como valor dessa condicional, você vai precisar inserir EXATAMENTE O MESMO TEXTO que escreveu em cada uma das opções da Coleta de Dados.

4. Depois basta conectar cada uma das condições definidas com a sequência do fluxo que você deseja seguir.

Agora é só ajustar conforme as suas necessidades, testar e ser feliz. 😅

Ah, sempre que alterar qualquer opção, lembre-se de também ajustar isso nas condições. 😉

Espero que ajude!

🙌

Reply