Skip to main content

Não há nenhuma opção nas “Data Collection” me dá a opção de salvar a resposta em um Campo do tipo Data, existe alguma forma de eu fazer isso?

Caso:

Meus clientes agendam a entrega pelo WhatsApp, e eu coleto o dia/mês da entrega hoje por texto mesmo, e depois altero manualmente para ter a data nas outras automações, gostaria de fazer isso de forma automática, o cliente responde uma data, já armazena no Campo tipo Data para ser utilizado nas próximas automações.

Olá, ​@henriquearsenio 

Quando utilizas data collection no WhatsApp não te permite recolher a resposta como data ou data/hora. No entanto, podes contornar isso recolhendo a informação como texto (numa variável à tua escolha) e, depois de recolhida a informação, podes adicionar um bloco de ação com o ChatGPT para “traduzir” a resposta do cliente no formato que pretendes.

Exemplo:

O cliente responde: “quero para a próxima segunda-feira”. O ChatGPT vai ler essa informação e interpretar a data como sendo 24/03/2025.

Olá, ​@henriquearsenio 

Quando utilizas data collection no WhatsApp não te permite recolher a resposta como data ou data/hora. No entanto, podes contornar isso recolhendo a informação como texto (numa variável à tua escolha) e, depois de recolhida a informação, podes adicionar um bloco de ação com o ChatGPT para “traduzir” a resposta do cliente no formato que pretendes.

Exemplo:

O cliente responde: “quero para a próxima segunda-feira”. O ChatGPT vai ler essa informação e interpretar a data como sendo 24/03/2025.

Perfeito, imaginei mesmo que conseguiria com IA, vou estudar como fazer isso, muito obrigado!

@henriquearsenio 

Ficaria algo como isto:

E o fluxo assim:

@henriquearsenio 

Ficaria algo como isto:

E o fluxo assim:

Consegui fazer o ChatGPT retornar a data correta 🙏🏻
Porém agora eu não consigo substituir um campo tipo data pelo campo onde eu armazenei a resposta do ChatGPT, tem alguma dica de como eu consigo fazer isso?

@henriquearsenio De momento não é possível “converter” uma variável de texto em data ou data/hora, ou vice-versa. No entanto, podes adicionar na secção ideias para que outros membros da comunidade votem e a equipa responsável da Manychat analise essa função.

Podes criar aqui: https://community.manychat.com/ideas?sort=votes.desc

No entanto, podes utilizar essa variável do tipo texto em outras automações, pois o importante (a data) fica lá guardada.

@henriquearsenio De momento não é possível “converter” uma variável de texto em data ou data/hora, ou vice-versa. No entanto, podes adicionar na secção ideias para que outros membros da comunidade votem e a equipa responsável da Manychat analise essa função.

Podes criar aqui: https://community.manychat.com/ideas?sort=votes.desc

No entanto, podes utilizar essa variável do tipo texto em outras automações, pois o importante (a data) fica lá guardada.

@rodrigo_silvano consegui uma alternativa, fiz uma requisição HTTP (Post) para o ChatGPT converter a data no formato MM/DD/YYYY e armazenar diretamente no meu campo do tipo ‘data’, deu certo! 🙌🏻

Obrigado pela ajuda!

@henriquearsenio Não tinha pensado nessa possibilidade 😅

Boa solução!

Reply