Como criar automção de Whatsapp quando “O usuário clica em um link”
Olá,
Preciso de ajudar para trackear a origem dos meus contatos de Whatsapp.
Inicialmente fiz uma automação para identificar palavras chaves no texto de primeira mensagem que deixei setado, porém o usuário pode apagar a mensagem e enviar uma própria, perdendo o rastreando.
Pesquisando, vi a possibilidade de usar a opção de referência com o gatilho de whatsapp quando o “usuário clica em um link” Porém quando coloco digito a primeira mensagem para salvar o gatilho, sempre dá um erro. “ Parâmetro de Ref personalizado errado” ou Você já tem uma palavra chave com o mesmo valor”, dessa forma não consigo salvar o gatilho. Alguém sabe como solucionar?
Page 1 / 1
Olá @Pop ,
Esse erro já ocorreu comigo antes, e consegui resolver ao inserir a frase sem acento. No entanto, acabei de testar esse gatilho e, agora, até frases com acento estão funcionando, veja:
Caso o erro continue, tente usar uma frase sem acentos ou pontos.
Opa, @Pop!
O Rogério já deu o caminho das pedras, mas eu gostaria de complementar com algo que vai impedir que o seu link “quebre”, caso ele possua espaços e caracteres especiais (bem fácil disso acontecer).
Só substitua o número de exemplo pelo seu telefone de destino (mas mantenha o formato internacional completo, com DDI, DDD e Número).
Aí, para o texto incial que irá no parâmetro “text”, digamos que você queira mandar: Olá, ficamos felizes em ver você por aqui… isso tem uma enorme chance de dar roblema em um monte de navegadores se o link simplesmemente for colado como "https://wa.me/5511987654321?text=Olá, ficamos felizes em ver você por aqui” (talvez até aqui já não funcione).
Por isso é importante codificar essa frase que vai na URL usando algum serviço como: https://www.urlencoder.io/
Lá você vai escrever a sua frase e copiar a “bagunça” de texto que ele gerar e substituir na sua URL.
Na hora de acessar, o navegador vai converter o texto bonitinho e assim não há risco algum do link não funcionar.
E comentando sobre o erro que apareceu pra você, é bem capaz que você esteja tentando usar uma palavra-chave no seu gatilho que já esteja sendo usada em outra automação ou que já possua um link de referência criado com ela.
Se Manychat deixar você criar as duas iguais, vai dar um problemão.
Espero que ajude!!
Olá @Fabio Gaulke e @rogerioaraujo obrigada pelo retorno, infelizmente minha automação não deu certo, será que conseguiriam me ajudar a pensar no meu cenário e entender o que ocorreu e o que precisa ser corrigido?
Hoje: minha automação de rastreio de origem do contato é: adicionar uma tag de acordo com a primeira mensagem do cliente no whatsapp (setei alguns padrões de mensagem de acordo com cada local de origem, click no link na bio instagram, click no site etc).
Problema: Quando o usuário/contato apaga a mensagem inicial que eu setei e manda uma mensagem própria, eu não consigo rastrear e adiciono a tag “Origem não identificada”. Só que muitos contatos estão fazendo isso e estou com um grande número de contatos sem conseguir identificar a origem, consequentemente não consigo analisar de forma efetiva qual plataforma é mais estratégica pras minhas divulgações.
O que eu tentei fazer:
Desativei a automação que eu tenho hoje de adicionar a tag de acordo com o texto da mensagem do cliente
Criei uma nova automação com o gatilho “Quando o usuário clica em um link do WhatsAPP” → Então adiciona a tag “Insta - Bio”
Mudei o link da bio do meu instragrma para o link que gerou na minha automação do ponto 2
Fiz um teste, cliquei no link da minha bio com o novo link, apaguei a mensagem inicial e mandei uma mensagem própria e :
Não adicionou a tag “Insta - Bio” da automação que eu criei
Não acionou a automação que eu tenho de primeira mensagem de boas vindas, que manda um fluxo de mensagens automáticas
Tem alguma ideia do que pode ter acontecido nesse caso? Ou tem alguma sugestão de rastrear a origem desses contatos que clicam em links que direicionam para o Whatsapp de outra forma dentro do manychat?
Muito obrigada!!
Opa, @Pop!
Isso aí é uma dor recorrente de todos que usam WhatsApp… Infelizmente não tem muito o que fazer quando o gatilho é baseado em uma frase/ palavra-chave….
Se a mensagem inicial é removida ou alterada para não ser mais válida para o gatilho, não terá como acionar a automação (e isso em qualquer ferramenta de automação).
Então… gostaria de ajudar, mas não há o que fazer nesse cenário. 🫠
Olá @Fabio Gaulke
Obrigada pelo retorno!
Nesse caso eu precisaria investir em anúncios e não conseguiria fazer de forma orgânica os cliques nas minhas plataformas né? Sabe se tem alguma possibilidade uso de utm para esse tipo de clique em link de whats app, registrando em um campo personalizado?? ou cairiamos no mesmo cenário? se apagar a msg, não registraria a utm que eu coloquei no link!
Desde já te agradeço pela atenção e apoio.
Olá @Fabio Gaulke
Obrigada pelo retorno!
Nesse caso eu precisaria investir em anúncios e não conseguiria fazer de forma orgânica os cliques nas minhas plataformas né? Sabe se tem alguma possibilidade uso de utm para esse tipo de clique em link de whats app, registrando em um campo personalizado?? ou cairiamos no mesmo cenário? se apagar a msg, não registraria a utm que eu coloquei no link!
Desde já te agradeço pela atenção e apoio.
Exato… não há como fazer isso sem ser via anúncios.
Aqui você esbarra no problema geral (de qualquer ferramenta de automação)… não tem como acionar, sequer identificar de onde veio o lead caso ele exclui a mensagem inicial que serviria como gatilho da automação.
O que eu já fiz e que pode te ajudar nesse caso é alterar a copy e criar um “código promocional” ou alguma “chave secreta” e incluía isso na copy das postagens… Aí fica algo como, “para ter acesso ao produto/item X, envie o código secreto ABC aqui no meu WhatsApp”… isso já induz a pessoa a mandar o texto e não alterar nada na primeira mensagem.