Duvida com armazenamento de botões no google sheets
Olá pessoal espero que estejam bem, Estou com uma duvida simples porem como estou apredendo gostaria de uma ajuda,
Minha questão e a seguinte, estou precisando de armazenar os botoes que o usuário seleciona em uma planilha no google sheets. porem esta indo com erro {{cuf_12078706}}
Page 1 / 1
Olá, @Tony Barcelos
Consegues tirar print do bloco onde configuras a planilha do Google Sheets?
Testei agora com a minha conta e a informação foi guardada de forma correta.
Olá, @Tony Barcelos!
Esse {{cuf_00000000}} é o ID do seu campo personalizado.
(se você ir lá em Configurações/ Campos e passar o mouse por cima dos seus campos criados, verá os IDs)
E isso está aparecendo dessa forma na sua planilha pois estes campos estão vazios e sem um “fallback” definido.
Pelo que vi nas imagens que você compartilhou, existe um erro de lógica na hora que você atribui o valor aos campos personalizados. Creio que estejas fazendo algo assim:
Aqui eu estou atribuindo o valor do campo ao próprio campo.
O problem é: se o meu campo está vazio, eu atribuo um valor vazio a ele mesmo (dá pra entender? )
Você poderia definir um fallback (que é um valor padrão para o campo), clicando na variável e definindo lá mesmo. Mas isso continuaria te deixando com a lógica do fluxo bem estranha.
O que eu recomendaria, inclusive para deixar o seu fluxo menor e diminuir e, consequentemente, mais fácil de editar:
Gatilhos
Bloco com as opções para o contato: - Aqui eu recomendo usar Respostas Rápidas, pois com botões ficamos limitados em até 3 por bloco de mensagem. - Caso prefira usar botões, é necessário criar uma Ação para cada atribuindo o valor do item manualmente.
Uma Ação atribuindo a variável "Última Entrada de Texto” para somente um campo personalizado seu (no exemplo usei um chamado TEXT_FIELD, você pode criar um com o nome que desejar) - Esta variável pega a última coisa que o contato envia e as Respostas Rápidas são registradas como se fossem mensagens. Então o campo recebe exatamente o nome definido na Resposta Rápida.
Ação incluindo o registro na sua planilha
Chamada para voltar ou encerrar
As Respostas Rápidas não possuem opção de abrir uma página externa, portanto é necessário mais um bloco com o link ou um botão com o link para quando o contato escolhe essa opção.
Espero que ajude a resolver o seu caso!
@Fabio Gaulke Meus parabens muito bem explicado, incrivel!
o meu esta assim eu crei um campo de usuario para armazenar o botao pressionado
Depois eu pretendo inserir esse botão pressionado na planilha para que eu entenda o que o usuario selecionou.
so que no fim da erro , ele so funcionou quando eu fiz no campo digitado como no seu exemplo acima mas eu preciso que funcione com botões pois e para idosos que não sabem ou não gostam de digitar pq pra eles e mais dificil.
Veja a minha resposta acima por gentielza inclui nela o bloco que você solicitou!
@Tony Barcelos, usando botões, é dessa forma que você precisa definir o valor do campo personalizado:
Para cada botão, é necessário criar uma ação em separado para atribuir um valo
O valor precisa ser digitado, nesse caso, pois não há como capturar o texto de um botão
Da forma que a sua ação está definida hoje, você simplesmente está dizendo para colocar o valor que o campo atualmente possui (que é nada/vazio). Se você digitar o nome do botão (como no item 1 na imagem), vai funcionar.
Um detalhe importante!!
No seu fluxo, usando o Messenger, é possível colocar botões e Respostas rápidas no mesmo bloco de texto. No Instagram isso não é possível, por isso eu sugeri optar por um ou por outro para o caso de você querer usar o fluxo para outros canais.