Skip to main content
Question

ERRO DE MENSAGEM: Variável de Resposta de Webhook (Make) Vazia no Flow do ManyChat (Exibindo {{cuf_...}})

• November 4, 2025
  • 1 reply
  • 3 views

zLoo

Olá a todos,

Estou com um problema persistente na minha integração entre ManyChat (Fluxo) e Make.com (Cenário). A lógica no Make está funcionando perfeitamente (a planilha é atualizada e o Router decide o caminho), mas o ManyChat não está exibindo a mensagem de resposta.

1. Ó Problema:

• Quando o Make envia a resposta (seja sucesso ou falta), o bloco de mensagem no ManyChat (que deveria expor {{mensagem_reserva}}) mostra apenas uma variável vazia ou de sistema ({{cuf_13809468}}).

2. Minhas Configurações:

MAKE - Resposta Webhooks (Sucesso/Falha): Configurado para enviar JSON com a chave mensagem.

JSON

{"mensagem": "Reserva confirmada! O quarto {{1.quarto}}..."}
  • MANYCHAT - Solicitação Externa (Mapeamento de Respostas): JSONPath está $.mensagem e está mapeando para o Campo Personalizado de Uso mensagem_reserva.

• MANYCHAT - Bloco de Mensagem: Configurado para expor {{mensagem_reserva}}.

• Fluxo: Solicitação Externa (bloco amarelo) $\seta para a direita$ Enviar Mensagem #9 (bloco verde).

3. O que já tentei (sem sucesso):

• Mudar o Body do Make para texto simples (sem JSON) e removedor o JSONPath no ManyChat.

• Apagar e reinscrever o JSON no Make em uma dinâmica linha.

• Apagar e reinscrever uma variável {{mensagem_reserva}} nenhum bloco de mensagem do ManyChat.

Alguém já fez esse erro de mapeamento o ManyChat não salva o valor do JSONPath na variável, mas exibe o {{cuf...}}? Toda a ajuda é bem-vinda!

1 reply

Gustavo Boregio
Forum|alt.badge.img+6
  • Manychat Community Moderator
  • 2779 replies
  • November 4, 2025

@zLoo Checa em Settings > Logs e veja se tem algum erro com ‘Response is Null’.

Se tiver, o problema é que o teu cenário está demorando mais de 10 segundos para responder, e da timeout no Manychat.

Nesses casos é necessário ter uma configuração diferente, onde ao terminar o cenário você usa a API do Manychat para enviar a resposta pro Manychat (mais detalhes aqui: https://api.manychat.com/swagger#/).

E depois disso você dispara a automação para mostrar a mensagem para o usuário.

Se precisar de ajuda configurando tudo isso dá um toque, já resolvimos isso várias vezes com os nossos clientes.