Skip to main content

Modelos de Mensagem em data e hora

• October 19, 2025
  • 1 reply
  • 9 views

MateusFurtado

Boa noite,

Estou com uma dúvida sobre o uso de mensagens modelo.
Queria saber se é possível fazer uma personalização nas mensagens, por exemplo, enviar manualmente para cada pessoa/paciente colocando o nome do médico, a data e o horário da consulta.

A minha ideia seria usar um modelo de mensagem para inserir esses dados manualmente antes de enviar para cada pessoa.

Existe alguma forma prática de adicionar essas informações de forma individual dentro do modelo, já que até agora não consegui fazer isso funcionar.

1 reply

Fabio Gaulke
Forum|alt.badge.img+3
  • Manychat Community Moderator
  • 1385 replies
  • October 20, 2025

Opa, ​@MateusFurtado!

Tem como sim. Basta você criar campos personalizados de usuário para cada uma dessas variáveis.

Então, ao criar o modelo de mensagem, você insere essas variáveis onde essas informações devem aparecer.

A partir daí, você tem algumas opções:

• A mais simples, porém, trabalhosa = Preencher as informações manualmente para cada contato antes de enviar o modelo de mensagem.
  • A mais “automática", porém, mais complexa = Integrar o Google Sheets e criar uma planilha com as informações de cada contato/paciente.
    • Essa planilha vai precisar de uma “coluna de pesquisa” com alguma informação que sirva de Identificador único que também esteja na Manychat… seja o próprio ID do Contato, ou o número de telefone, e-mail, etc, pois essa será a informação utilizada para encontrar os dados daquele contato.
    • Com isso será possível incluir nessa planilha todos os dados referentes aos atendimentos e criar uma automação que sempre consulta esses dados, puxe eles para os campos personalizados e envie nas variáveis do template de mensagem.
  • Extra = Também há como fazer algo via API, caso você já tenha esses dados em algum sistema que possua uma API aberta para consulta, por exemplo.

Espero que ajude!

Obs.: Caso precise de ajuda para elaborar algo assim, pode me chamar para trocar uma ideia e, quem sabe, marcar uma consultoria para te ensinar e implementar essa solução. 😉