Skip to main content

Problema:
Configurei webhook Hotmart enviando dados para Make, que está conectado ao ManyChat. O cenário do Make executa aparentemente sem erros, mas as mensagens WhatsApp não chegam no cliente.

Objetivo:
Disparar mensagens automáticas via API do ManyChat para eventos da Hotmart:

Compra aprovada
Boleto/PIX gerado
Reembolso
Cancelamento
Abandono de carrinho

Qual a forma correta de disparar mensagens via API do ManyChat quando o Make envia dados? Os flows estão sendo acionados mas mensagens não são enviadas.

Olá ​@Bruna Soares ,

Após você receber os dados no Make, será necessário mapear, para cada tipo de evento, quais informações específicas você deseja enviar para o cliente no Manychat.

Sugiro começar por isso: para cada informação importante que aparecerá na sua mensagem de WhatsApp, crie um campo personalizado no Manychat para recebê-la.

Depois de mapear todos os campos do webhook e criar um campo personalizado correspondente para cada um deles no Manychat, você estará pronto para configurar a integração.

Antes de orquestrar tudo no Make, será necessário criar uma mensagem modelo do WhatsApp, já que o cliente pode realizar alguma ação no Hotmart a qualquer momento. Para cada tipo de evento, crie uma mensagem modelo específica, inserindo os campos personalizados que você já mapeou.

Em seguida, crie um fluxo que será enviado para o usuário. Nesse fluxo, você pode incluir todas as mensagens possíveis e usar um bloco condicional para definir qual mensagem será enviada com base no valor de um campo personalizado.
Se preferir, pode criar um fluxo separado para cada tipo de evento, caso isso torne o processo mais simples.
É importante incluir uma ação no final do fluxo para limpar os campos personalizados, evitando que, se o usuário entrar nesse fluxo novamente, sejam enviados dados antigos ou incorretos.

No Make, o método que utilizo é o seguinte:
Primeiro, crie o usuário no Manychat. Depois, use o método setCustomFields da API do Manychat para enviar todas as informações relevantes recebidas do webhook para seus respectivos campos personalizados no Manychat. Por último, envie um fluxo para esse cliente no Manychat usando o método SendFlow, no qual já estará configurada a mensagem que deve ser enviada.

É importante mencionar que, ao criar um assinante no Manychat, esse contato pode já existir. Por isso, uma boa prática é adicionar uma etapa de pesquisa antes da criação.
O que geralmente faço é usar o método findByCustomField da API do Manychat para buscar o número do WhatsApp em um campo personalizado.
Para que isso funcione, sempre que criar um contato, é importante sincronizar o fluxo para que o número do WhatsApp seja salvo nesse campo personalizado. Isso é necessário porque não há um endpoint que permita buscar um número diretamente no campo do sistema do WhatsApp.

Se você armazena sua lista de contatos em outro local que tenha integração com o Make, como o Google Sheets, uma alternativa é armazenar o ID do Manychat desse contato. Assim, antes de criar um novo, o Make pode verificar se o ID já existe. Se existir, basta enviar as informações para os campos personalizados e depois enviar o fluxo. Se não existir, primeiro crie o contato e depois prossiga com as demais etapas.

Não é uma integração simples, mas é totalmente viável de implementar.

Para mais detalhes sobre a estrutura de cada requisição e até realizar testes, você pode acessar a documentação oficial da API do Manychat:
https://api.manychat.com/swagger