E aí, pessoal! Sou nova por aqui, mas gostaria de contribuir com algo que acredito que vai ajudar outros profissionais.
No RD:
- Você vai precisar criar uma segmentação dos leads que você quer tornar contato no Manychat.
- Criar uma Automação de Markerting com a entrada dessa segmentação e depois add a saída do Custom Webhook criado no Make Integromat
No Make Integromat: crie um cenário e vá add os módulos.
Módulo 01: Custom Webhook, que deve ser inserido na Automação de Marketing no RD
Módulo 02 - Tratamento do telefone:
Módulo 03 - Output do tratamento do telefone: remover os espaços e caracteres especiais do telefone vindo do RD
Módulo 04 - Criação do Contato: o Make vai tentar criar o contato no Manychat, porém se ele já existir, vai retornar o código 400 (erro); se ele não existir, vai retornar o código 200 (sucesso)
Módulo 05 - Router: divide o caminho dependendo do código 200 ou 400
Caminho 01 - Não é contato
Filtro - Não é contato: verifica se o código é 200
Módulo 07 - Repeater: utilizo o length para ele inserir todas as tags que o lead tem
Módulo 08 - add as tags
Caminho 02 - Já é contato
Filtro - Já é contato: verifica se o código é 400
*Para conseguir identificar o id do lead no Manychat, eu criei um customField no Manychat, o qual eu add o valor do telefone cadastrado. Aqui eu utilizo uma outra automação vinda do Manychat, via requisição externa, para todo contato criado no Many, envia pro Make (via Webhook), trata o telefone (retira o +) e atualiza o Custom Field.
Módulo 09 - findByCustomField: Assim, eu consigo casar os dados → telefone do lead no RD com o telefone do contato no Manychat
Módulo 10 - Repeater: novamente utilizo o repetidor para que ele execute o próximo módulo até o máximo de tags que o lead tiver
Módulo 11 - addTagByName: novamente utilizo o HTTP para add as tags nos contatos existentes do Manychat
Bom, é isso!
Se tiverem alguma melhoria no fluxo para reduzir o número de operações, ou alguma outra colocação, por favor, fiquem a vontade! :)