Skip to main content

Como eu consegui tornar os leads do RD Station em contatos com TAGS no Manychat

  • 3 July 2024
  • 3 replies
  • 174 views

E aí, pessoal! Sou nova por aqui, mas gostaria de contribuir com algo que acredito que vai ajudar outros profissionais.​​​​​​

No RD:
- Você vai precisar criar uma segmentação dos leads que você quer tornar contato no Manychat. 
- Criar uma Automação de Markerting com a entrada dessa segmentação e depois add a saída do Custom Webhook criado no Make Integromat

No Make Integromat: crie um cenário e vá add os módulos.

Módulo 01: Custom Webhook, que deve ser inserido na Automação de Marketing no RD
Módulo 02 - Tratamento do telefone: 

Módulo 03 - Output do tratamento do telefone: remover os espaços e caracteres especiais do telefone vindo do RD

Módulo 04 - Criação do Contato: o Make vai tentar criar o contato no Manychat, porém se ele já existir, vai retornar o código 400 (erro); se ele não existir, vai retornar o código 200 (sucesso)
 

Módulo 05 - Router: divide o caminho dependendo do código 200 ou 400

Caminho 01 - Não é contato
Filtro - Não é contato: verifica se o código é 200

Módulo 07 - Repeater: utilizo o length para ele inserir todas as tags que o lead tem

Módulo 08 - add as tags

 

Caminho 02 - Já é contato
Filtro - Já é contato: verifica se o código é 400

*Para conseguir identificar o id do lead no Manychat, eu criei um customField no Manychat, o qual eu add o valor do telefone cadastrado. Aqui eu utilizo uma outra automação vinda do Manychat, via requisição externa, para todo contato criado no Many, envia pro Make (via Webhook), trata o telefone (retira o +) e atualiza o Custom Field.

Módulo 09 - findByCustomField: Assim, eu consigo casar os dados → telefone do lead no RD com o telefone do contato no Manychat

 

Módulo 10 - Repeater: novamente utilizo o repetidor para que ele execute o próximo módulo até o máximo de tags que o lead tiver

 

Módulo 11 - addTagByName: novamente utilizo o HTTP para add as tags nos contatos existentes do Manychat


Bom, é isso!
Se tiverem alguma melhoria no fluxo para reduzir o número de operações, ou alguma outra colocação, por favor, fiquem a vontade! :)

3 replies

Fiz uma atualização no Cenário.

Add um filtro de tag, para os que já são contato no Manychat. Assim, eu poupo em operações, ou seja, só vai atualizar tags, se existir mais de uma tag no contato do RD.

 

Será mesmo útil ter a sua ajuda, hoje é minha primeira vez e estou vendo fumo aqui

@apmatoso Muito obrigado por compartilhar.

 

Mas estou tendo dificuldades de enviar os contatos do make para o RD Station. Quando eu faço o teste do cenário, funciona perfeitamente, porém quando coloco para execução os contatos não vão para o RD. No log do cenário, aparece tudo correto. Daí criei um router direcionando também para uma planilha no excel. Os contatos chegam na planilha, mas não chegam no RD. Tem alguma dica? Pode me ajudar?

 

Reply