Question

Google sheets recebendo dados duplicados


Olá pessoal! Espero que estejam bem!

Estou enfrentando um problema no Google Sheets e gostaria de ajuda.

Eu criei uma automação para armazenar os dados de contatos em uma planilha do Sheets quando eles se inscrevem. Também configurei regras para preencher automaticamente um campo toda vez que uma tag específica é adicionada ao contato, e, então, atualizar na planilha.

No entanto, em alguns casos, ao invés de apenas atualizar as informações existentes, ele cria uma nova linha na planilha e preenche todos os dados do contato novamente, o que está causando duplicação de dados.

Para encontrar e atualizar as informações no Sheets, estou utilizando o ID do contato como referência de busca. (Ex.: Imagem 1)

Já verifiquei todas as regras que criei e estou usando a função "Updade row" conforme o esperado. Mas, mesmo assim, em algumas situações, apenas duplica as informações na planilha e, em algumas outras, duplica e não adiciona o ID do contato. (Ex.: Imagem 2)

Agradeço antecipadamente por qualquer ajuda ou sugestão que possam oferecer para resolver esse problema.

 

Imagem 1:

 

Imagem 2:

 


12 replies

Userlevel 6
Badge +4

@Equipafácil Limpa o Google Sheet, e vai começar a funcionar.

Para limpar:

  1. Remova os duplicados
  2. Sempre tenha certeza que a coluna do ID não tenha nenhum valor vazio, como este aqui:

 

Com isso deveria funcionar. Pode testar?

Depois, checa o log do Google Sheet para ver o que aconteceu nesse campo. Se foi subido com o campo vazio (nesse caso você tem que arrumar o teu Manychat) ou se foi deletado por algum usuario (nesse caso, tem que falar pra todo mundo para não tocar esse sheet - e eu recomendo bloquear edições também).

 

Para o futuro: sempre que tiver um campo de ID vazio (o campo que você usa para o Lookup Value), vai começar a dar esse erro.

Se quiser, posso te dar uma explicação completa de como funciona tudo isso numa chamada de consultoría ;) Não da pra escrever tudo aqui 🤣

Vou fazer esses testes hoje para ver se resolve. Qualquer coisa eu volto aqui.

Obrigado por enquanto!

Se em mais de um lugar no seu fluxo, você coloca para levar para a planilha, o mesmo dado/coluna, vai duplicar no sheets.

Ah, tem chance de ser isso então, mas o estranho é que não acontece com todos os contatos.

E isso pode acontecer mesmo usando “Update row”?

Userlevel 6
Badge +4

Só vai acontecer com os contatos que entrem por primeira vez depois da fila que tem o Key com o valor vazio que eu mencionei antes…

Tu acha que eu devo então só colocar a coluna que eu quero atualizar ao invés de preencher todas as colunas novamente?

Userlevel 6
Badge +4

Não é isso, isso vai fazer que só apareça um campo, não vai evitar duplicados.

Se não arrumar o campo vazio você vai continuar com duplicados.

O estranho é que não acontece isso com todos os contatos, somente com alguns. Daí eu não sei o motivo de ele não estar preenchendo a coluna “ID Manychat” em alguns contatos. Vou tentar refazer os meus fluxos e fazer teste em cada situação pra ver se eu identifico onde está o erro.

Userlevel 6
Badge +4

Manychat + Google Sheet busca de cima pra baixo.

Quando chega num campo vazio do ID e não encontrou o valor que estava procurando, a aplicação acha que chegou no final de todos os dados. Quando tem um Update, se o key não foi encontrado, ele adiciona uma nova fila.

 

Pois então, já preenchi todos os campos do ID que estavam vazios. O problema é quando ele sobe, as vezes ele não preenche o ID. Não faz sentido né.

Userlevel 6
Badge +4

Então tem algum problema com a lógica e a configuração do teu Manychat.

Se precisar de ajuda, marca uma chamada de resolução de problemas aqui: https://gusboregio.com/br

Belezaa! Vou brigar um pouco mais aqui e qualquer coisa eu entro em contato então. 

Obrigado a todos, por enquanto!

Reply