Skip to main content
Question

Mudar quem recebe uma mensagem no WhatsApp quando o gatilho depende de um CUF?

• September 30, 2026
  • 1 comment
  • 9 views

Estou tentando estruturar uma automação que, simplificando, é para lembrar pessoas internas da equipe que o aniversário de um cliente está chegando, por exemplo.

Eu entendo que preciso armazenar essa informação de data em um Custom User Field, tudo bem.
No entanto, eu gostaria que a mensagem fosse enviada somente para contatos com determinada tag (‘interno’, algo do tipo), não para o User em si. Algo semelhante à ação ‘Notify Assignees’, mas para números de WhatsApp mesmo.

Ou até por e-mail, talvez. O ‘Notify Assignees’ não me permite personalizar o e-mail que é enviado para além do ‘Notification Text’, um dos downsides de ser algo compartilhado entre e-mail e push do aplicativo nos dispositivos mobile.

Não sei se deu pra entender bem o que quero dizer. Também temos o Make por aqui se for algo possível de estruturar somente através dele.

1 reply

MarcosMascarenhas

Dá pra fazer usando o Make, você precisa listar o número do seu atendente em uma tabela e criar uma correlação entre esse atendente e o cliente em outro campo da Manychat. Aí cria um fluxo com template de Utility que envia os dados do cliente para um número específico.

No Make você cria um Cron (roda todo dia às 7:00 por exemplo) que os cliente com a data específica com o findByCustomField, busca os dados da tabela do atendente e ativa o fluxo sendFlow que você criou.
Aqui embaixo os endpoints

https://api.manychat.com/swagger