Skip to main content
Question

objetivo é enviar lembretes individuais da aula para todos que entrarem no grupo, sem precisar adicionar cada contato manualmente

• June 3, 2026
  • 1 comment
  • 12 views

healthgrid

Olá, pessoal!

Tenho uma dúvida sobre o ManyChat e grupos de WhatsApp.

Estou organizando uma aula e as pessoas entram em um grupo de WhatsApp por meio de um link. Gostaria de saber se existe alguma forma de enviar automaticamente uma mensagem privada para cada pessoa que entra no grupo, por exemplo, uma mensagem de boas-vindas ou lembrete da aula.

Pelo que entendi, o ManyChat só consegue enviar mensagens para contatos que já iniciaram uma conversa com o número ou que já estão na base de contatos. Existe alguma solução nativa, integração ou estratégia que permita automatizar esse processo quando alguém entra no grupo?

Agradeço qualquer orientação!

1 reply

Fabio Gaulke
Forum|alt.badge.img+3
  • Community Moderator
  • June 4, 2026

Oi, ​@healthgrid!

Nativo não existe nada desse tipo.

Mas… Dá pra fazer algo assim, só não é simples.
Primeiro você precisa usar alguma plataforma de gestão de grupos que tenha a funcionalidade de enviar um webhook toda vez que entra um contato em seu grupo. Ou, a grande maioria de APIs não oficiais do WhatsApp permitem integrar algo assim.

Depois disso, esse webhook precisa ir para alguma plataforma de automação intermediária. Pode ser um n8n, Make, Zapier… qualquer um. Lá você irá mapear o telefone desse contato que entrou no grupo e usar a API da Manychat para criar um contato nova na Manychat e, em seguida, disparar uma automação para esse contato criado que contenha uma mensagem com um template.

Também é necessário ter um WhatsApp conectado com API Oficial na sua conta Manychat.

Com isso você consegue fazer o que deseja… mas existe uma boa chance de tudo o que eu tenha escrito ser grego. rsrsrs

Eu também ofereço serviços para fazer esse tipo de integração. Caso seja algo que te interessa, pode me chamar no WhatsApp que conversamos melhor = +55 47 93618-3266

De qualquer forma, espero que ajude! 🙌